Goiânia sediará o primeiro procedimento de implante neuromodular VNS para tratamento de depressão no Centro-Oeste
Goiânia será palco do primeiro procedimento de implante neuromodular VNS para tratamento de depressão no Centro-Oeste. Nesta terça-feira (16), às 9 horas, no Hospital Unique, no Setor Bueno, o neurocirurgião João Batista Arruda – que atua há mais de 45 anos na medicina, com foco em Neurocirurgia Funcional – realizará o implante em um paciente de 33 anos.
A equipe que realizará o procedimento é formada por quatro profissionais, sendo dois neurocirurgiões, um neuroclínico e um psiquiatra, sob a coordenação do neurologista Paulo César Ragazzo, que tem experiência em tratamento clínico e cirúrgico de Epilepsia, neurologia comportamental e medicina do sono.
O VNS é um procedimento que utiliza um dispositivo médico implantável, semelhante a um marca-passo cardíaco. Este dispositivo, chamado gerador de pulsos, é inserido sob a pele na área do peito e conectado ao nervo vago esquerdo no pescoço por meio de um fio-eletrodo. O termo neuromodulador VNS refere-se à Estimulação do Nervo Vago (Vagus Nerve Stimulation - VNS), que é um tipo de neuromodulação — um tratamento que altera a atividade dos nervos.
O dispositivo envia impulsos elétricos suaves e regulares ao cérebro através do nervo vago, com o objetivo de modular, ou seja, mudar a forma como funcionam, as células cerebrais e estabilizar a atividade elétrica cerebral. O VNS é principalmente usado como uma terapia adjuvante, em conjunto com outros tratamentos, para condições que não respondem adequadamente a medicamentos.
As principais indicações aprovadas pela agência dos Estados Unidos Food and Drug Administration (FDA) incluem a depressão resistente ao tratamento, para casos graves de depressão que não melhoraram com outras terapias; epilepsia refratária, para adultos e crianças maiores de 4 anos com convulsões focais ou parciais que não são controladas com medicação; e para reabilitação pós-acidente vascular cerebral (AVC).
Serviço
Procedimento cirúrgico inédito no Centro-Oeste para tratamento de depressão
Quando: 16 de dezembro de 2025, às 9 horas
Local: Hospital Unique – Av. T-3 esq. c/ Rua T-53, nº 2199, Setor Bueno, Goiânia - GO
Fontes especialistas: Neurocirurgião João Batista Arruda e neurologista Paulo César Ragazzo, do Hospital Unique
Comentários
Postar um comentário